Rotina noturna para crianças
Vim compartilhar com vocês como mantenho o mínimo de organização da casa com 3 crianças em casa e sem ajudante e babás.
Eu gosto muito de organização e limpeza, e até brinco que ter 3 filhas me ajudou a não ter TOC. E casar com meu marido eliminou qualquer possibilidade de eu ter esse transtorno. Hoje, se você vier a minha casa encontrará muita coisa fora do lugar e incontáveis pegadas de pé de Toddy e marcas de mão nas paredes.
Mas vamos a algumas dicas para esses 17 anos de maternar:
1 – Já dizia minha mãe “serviço de criança é pouco, mas quem dispensa é louco”: terminou de brincar, guarde. Sujou, me ajuda a limpar, Acordou, vamos arrumar a cama. Além das crianças estarem aprendendo algo, crescem com o espírito de cooperação, aprendem que as coisas não vão para o lugar sozinhas e tudo isso é muito saudável.
2 – Hora da arrumação: todos os dias , no ritual de fechamento do dia, separamos um tempinho para dar um “grau” na bagunça feita durante o dia. Eu dedico cerca de 15 minutos a noite para minhas atividades de arrumação, mas oriento as meninas a separarem de 2 a 5 minutos para colocarem as coisas delas em ordem e já prepararem o dia seguinte (separar roupas, mochila, sapatos etc). Não subestime a capacidade da criança na organização.
3 – Casinha das coisas: Ensino às meninas que todas as coisas têm suas casinhas, então sempre que pegar algo e usar, as coisas devem voltar para sua casinha. Para os maiores existe a regra do pegou, usou, guardou. É importante ficar claro que para pegar outro brinquedo tem que guardar o anterior.
4 – Receitinhas de mãe: guardo as receitas em uma pasta catalogo, dessas com folha de saco plástico. Fica mais prático quando imprimimos uma receita, recortamos de uma revista ou até mesmo anotamos em um papel avulso. Não sei vocês, mas eu só prometo que vou passar a limpo e nunca passo.
5 - Separar os brinquedos por caixas: Eu já tentei e percebi que esse negócio de ter um baú para brinquedos ou uma caixa grande para guarda-los não funcionava. Imagina as pecinhas de lego espalhadas no fundo da caixa com as Barbies, ou massinhas juntas com quebra cabeça. Rotule as caixas com nomes ou desenhos (para as crianças menores). Para lápis e canetinhas utilize caixas com compartilhamentos, assim dá para separar e para levar para todo lugar.
6 - Rodízio de brinquedos: não deixar todos os brinquedos disponíveis o tempo todo. Separe por temporadas, esconda umas caixas para fazer rodízios.
1 a 4 anos – rotacionar a cada 1 ou 2 semanas
Acima de 4 anos – rotacionar a cada 1 ou 2 meses
Além de liberar a casa de brinquedos (menos brinquedo, menos bagunça) e tem sempre novidades/brinquedos novos.
7 – Organize a casa brincando, cantando uma música, fazendo joguinhos como quem guarda primeiro? Quem sabe o lugar?
8 – Entrar descalço em casa: Herança da pandemia não tínhamos esse costume antes no Brasil. Isso mantem a casa limpa. Uma dica é ter meias divertidas para as crianças ou pantufas fofinhas... eu gosto de ficar de meias mesmo...
9 – Seu próprio kit de limpeza: Já me julgaram, mas não ligo, pois isso me ajuda e muuuuito a manter a casa limpa e organizada. As crianças terem suas próprias vassourinhas, paninhos e borrifadores torna tudo mais divertido e empático. Uma ideia maravilhosa é marcar um quadrado no chão (pode ser com fita crepe mesmo) e fazer um jogo de quem consegue colocar mais sujeira dentro desse quadrado usando essas vassourinhas.
10 – Cata treco: disponibilize uma cesta para cada criança catar as coisas fora do lugar toda noite, ou cate você mesma e as incentive a guardar
11- Acessibilidade: Muito falado hoje em dia, o método/filosofia montessoriano preza por dar autonomia para ar crianças. Facilitando acesso a roupas, brinquedos e aqui em casa até a algumas comidinhas... tenho alguns banquinhos espalhados pela casa para facilitar alcançar algumas coisas também.
12 – Referência de organização: tire uma foto do ambiente organizado e fixe em um lugar visível para elas. Explique “É assim que o quarto fica arrumado, assim elas saberão exatamente e de forma visual o que você quer dizer sobre organizar.
DICA BONUS: Compre todas as meias de uma cor só... assim não precisa ficar procurando os pares enlouquecidamente...
Sempre envolva as crianças nas atividades, desde lavar a louça, colocar a mesa, cortar legumes, preparar o café da manhã, colocar a roupa na máquina. As crianças adoram se sentir úteis e passarem um tempo com a gente. Então aproveite.
LEMBRE-SE SEMPRE QUE FEITO É MELHOR QUE PERFEITO. O importante é que a criança aprenda e crie o hábito de contribuir com a limpeza e organização da casa.
Mais bônus ainda: Tenho uma rotina escrita e desenhada para orientar as meninas a noite facilitar minha vida. Quem é mãe sabe a canseira de ficar repetindo as coisas todas as noites, 78 vezes por noite. Para cada criança.
É so baixar, imprimir e colocar em um local visível para elas.
Para meninas: Arquivo com rosa e desenhos de meninas executando as tarefas.
Para meninos: Arquivo com azul e desenhos de meninos executando as tarefas.